Importar ainda é um negócio?

Essa semana, a convite do meu grande amigo, Dr. Robson Prado, fizemos uma LIVE. Na verdade, esta foi a minha primeira participação em uma. Fiquei surpresa de ter saído ilesa.

O tema era “Importar ou comprar no mercado interno”.

Esta não é a primeira crise que vivemos, mas sem dúvida é a pior. Mas em algum momento “isso vai passar” e depois que passar, quais são seus planos?

Pelas experiências passadas, o mercado internacional sempre tem seus altos e baixos, assim como o mercado interno, mas não de forma simultânea e sob a perspectiva histórica. Quando o mercado interno está ruim, é que o empresário busca o mercado externo, quer seja para trazer mercadorias, matéria prima para o Brasil ou para vender os seus produtos no mercado internacional.

Se analisarmos o perfil dessa migração, veremos que muitos vão para o mercado internacional despreparados, porque fazer a coisa certa, exige tempo e um bom planejamento. Não é da noite para o dia que conseguimos achar um bom fornecedor ou produtos que se adequem à sua necessidade. É necessário pesquisar a saúde financeira do seu fornecedor, sua capacidade de produção e entregas, verificar se o produto segue as especificações legais, se estão em linha com a necessidade a que se destinam aqui no Brasil, isso leva tempo, são vários contatos, recebimento de amostras, testes, análise das certificações, etc.

Conclusão: na ânsia de fechar o negócio, o empresário compra sem as devidas precauções e quando o produto chega ao Brasil, não era bem o que se esperava, os custos foram maiores do que o esperado. Enfim, não foi feito o planejamento adequado.

E por que não começar agora com esta busca? O mercado está aberto para negociações, e boas oportunidades se encontram nas crises.

Como comentei no início da explanação, o mercado muda muito, e o empresário precisa estar preparado. Precisamos estar com um pé lá e outro cá.

Portanto minha sugestão é que as empresas comecem a se preparar. Não há como nos isolar do mercado internacional, e é lá que as inovações acontecem. Novos produtos, novas ideias, novas tecnologias… Enfim, ficar de fora deste cenário é ficar de fora do mercado.

Lembrem-se, quem estiver preparado sai na frente. Não é o que dizem? Isso serve também para o mercado internacional.

E você? Como está se preparando para o retorno das atividades? Seus fornecedores nacionais estão em linha com seus planos de retorno? E os fornecedores dos seus fornecedores?

Já pensou em diversificar fornecedores, buscando no mercado internacional?