Importação com despesas de frete incluídas é o melhor negócio para quem quer importar?

Na maioria dos casos, a importação dentro destas condições pode custar até 100% mais caro, do que você havia planejado. Por isso, esse é o pior negócio que você pode fazer, mesmo não conhecendo nada sobre importação. Quando a condição é “entrega por conta do fornecedor”, significa que a entrega do produto será em algum porto ou aeroporto brasileiro, deixando a mercadoria à sua disposição, para que você nacionalize e providencie a retirada da carga.
Há alguns meses, uma empresa me procurou dizendo que havia recebido uma notificação, de uma determinada companhia aérea, solicitando a retirada de documentos no seu escritório em Guarulhos. Quando analisamos a documentação, vimos que se tratava de um embarque, que chegou em nome da empresa, havia mais de 15 dias. Tratavam-se de peças que a empresa havia comprado em um site, na China. Após o pagamento da mercadoria, ele ficou aguardando as peças na sua fábrica, como se tivesse comprado um produto nos sites de negócios, tipo Alibaba.

Retiramos os documentos, e a Invoice mencionava o Incoterms CFR, ou seja, a mercadoria foi entregue no aeroporto de Cumbica. Mas o problema foi que o fornecedor, responsável pelo frete, despachou a mercadoria sem notificar o importador, o que é muito comum, infelizmente.

Ou seja, iniciamos o processo já com o custo de 15 dias de armazenagem e contando.
Analisando os documentos, vimos que não tinham os dados da mercadoria (constavam apenas códigos), e que os valores não estavam especificados de acordo com o Incoterms. Enfim, tivemos que pedir ao fornecedor que alterasse a Invoice, e assim foram mais 5 dias para liberar a mercadoria.
O Brasil tem um processo de aduana muito burocrático, e com vários detalhes a serem seguidos, portanto, receber com antecedência os documentos, para conferência antes da mercadoria embarcar na origem, é um ponto crucial no seu processo de importação.

Além disso ainda temos as outras etapas do processo de nacionalização, como a armazenagem e os custos do agente de cargas. Quando você negocia com o fornecedor de forma com que ele arque com estes custos, você lhe dá a liberdade de escolher quem ele tiver preferência. Por outro lado, você abre mão de escolher, aqui no Brasil, quem pode te oferecer melhores condições e custos. Além disso, como vimos no exemplo acima, você perde a visibilidade do processo e não há como acompanhar o passo a passo de onde sua carga está e com quem está. Ela pode ter ficado parada em algum ponto e, todos os custos deste atraso serão revertidos para o importador
Ao final do processo, você notará que, a facilidade que você acredita ter ganhado delegando ao fornecedor o custo e a responsabilidade do frete internacional, pode ter lhe custado muito mais caro. Quem já passou por isso antes? Comente aqui embaixo.