Como se preparar para participar de feiras e eventos on-line?

Sempre orientamos os nossos clientes e amigos sobre o planejamento prévio que requer participar de uma feira internacional. Quando esses eventos ainda eram 100% presenciais, sempre ressaltamos o fator custo x benefício. Ou seja, participar de uma feira internacional, mesmo como visitante, é investimento de alto custo.

Nos eventos, agora virtuais, sem dúvida os custos serão reduzidos, e ainda assim é preciso ter planejamento. Saber o que procurar, como identificar os produtos que tenham envolvimento com o seu dia a dia profissional, quer seja uma matéria prima para seu processo produtivo, ou um produto para revenda direta.

Em qualquer uma das opções, você precisa levantar o seu cenário atual de consumo, o custo mínimo que você busca e até quanto está disposto a pagar, além das especificações técnicas do produto.
Em alguns casos você pode visitar feiras para buscar inovações e aplicações para o seu negócio. Esses eventos são uma verdadeira fonte de ideias.

Supondo que você tenha decidido visitar alguma feira, e tenha encontrado vários produtos interessantes, ou melhor, tenha se decidido pela aquisição de um determinado produto, e escolhido o fornecedor e as quantidades. A questão seguinte é: como calcular o custo final do produto, ou seja, por quanto ele chegará na sua fábrica ou loja?
Um ponto muito importante, mas que alguns ainda se esquecem ou não dão muito valor, são sobre os custos do processo logístico. Um estudo detalhado destes custos pode levar o projeto adiante ou pode te frustrar na primeira negociação, mas o certo é que ele nunca fará você perder dinheiro. Infelizmente é neste ponto que acontecem os maiores problemas e frustrações, por parte de quem importa uma mercadoria do exterior.

Vamos lá, é hora de analisar os muitos aspectos envolvidos no processo logísticos, e que se tornam muito importantes na aquisição do produto em vias de ser adquirido. Qual o melhor modal para o transporte do produto? Meu país tem alguma restrição para importação desse material? Qual a carga tributária para nacionalizar esse produto? O vendedor vai arcar com quais custos e responsabilidade? Por outro lado, eu preciso assumir quais custos? E o principal, quais os riscos de realizar essa operação? Mapear e mitigar os riscos durante o processo logístico, é fundamental para o sucesso de qualquer projeto.

E você, já passou por alguma experiência desastrosa de importação? Conta para gente, como foi?