A pandemia afetou os processos aduaneiros?

De acordo com informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), já são mais de 1.000.000 de casos confirmados do novo coronavírus em todo o mundo, tendo atingido 199 países e territórios. Diante disso, o Comércio Exterior tem sentindo alguns efeitos, e quando se fala do processo aduaneiro no Brasil, também estão ocorrendo mudanças para se adaptar ao novo cenário mundial.

 

Já há produtos parados em seus pontos de origem devido à restrição de cada país, e isso já está sendo sentido no Brasil. No entanto, a alfândega local continua funcionando normalmente, até porque os produtos que chegam aqui neste momento já foram embarcados, em média, há um mês. Há também menos funcionários em atividade nos portos, mas muitos deles (p.ex. fiscais) estão desempenhando suas tarefas em suas próprias casas, graças ao investimento em tecnologia que permite a verificação das cargas por câmeras, tornando possível seguir com o fluxo de liberação tanto na importação quanto na exportação sem maiores problemas.

 

A inovação que vem sendo aplicada pela Receita Federal nos processos aduaneiros como um todo, proporcionou essa continuidade dos trabalhos como explica Marcia Hashimoto, diretora executiva da Infolabor Consultoria. “O processo alfandegário brasileiro não sofre com queda de produtividade, pois há muito já vinha investindo em inovações tecnológicas que hoje fazem a diferença”.

 

“Uma das grandes mudanças para lidar com o cenário atual é a não obrigatoriedade da apresentação de documentos originais para retirar a carga. Agora o documento pode ser digitalizado, gerando mais agilidade ao processo e sem a necessidade de deslocamento físico, restrito nos dias atuais. E isso foi um grande salto”. A executiva explica, no entanto, que essa regulamentação foi colocada em prática no último dia 18, e as pessoas ainda estão se adaptando.

 

Quem já estava preparado e mantinha-se atualizado com relação a tecnologia, está conseguindo adequar seus processos a essas medidas com mais facilidade, mas aqueles que não acompanhavam a evolução e as mudanças que vêm acontecendo nos últimos anos estão tendo dificuldade e terão que se adaptar. Espera-se que este e outros procedimentos sejam mantido mesmo depois da crise.

 

Por isso, ressaltamos a importância de sempre se manter atualizado, principalmente quando se trata dos processos logísticos relacionados ao Comércio Exterior – setor que passa por transformações constantes. As perspectivas são de que essas mudanças continuem, incluindo automação, diminuição de burocracias e modernização. Uma boa estratégia que permite a acompanhar as mudanças são os cursos de capacitação online que podem ser feitos nesse momento em que o isolamento social é necessário para enfrentar a pandemia. Entre em contato com a Infolabor Consultoria e saiba mais a respeito.