DIA DO PORTUÁRIO – Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do Porto de Santos

Foi apresentado no último dia 20 de janeiro ao Conselho de Autoridade Portuária uma alteração no Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do Porto de Santos. Esse novo plano tem como meta a Clusterização, ou seja, a concentração de operações de cargas de mesma natureza em uma região específica do Porto de Santos.

Foram citados no plano a implantação de dois terminais de celulose (Macuco e Ponta da Praia), a criação de um centro de inovação de Startups e a definição do Cais do Valongo para atracação de navios de cruzeiro, o que colocaria um fim no conflito entre veículos e pedestres nas áreas do Porto, gerando melhor organização e maior eficiência nas operações portuárias.

O prefeito da cidade de Santos, Paulo Alexandre Barbosa destacou a responsabilidade social e melhorias na relação Porto-Cidade, que devem fornecer melhor qualidade de vida da população. Hoje, a zona portuária é responsável por mais de 60% do Imposto Sobre Serviços (ISS) e cerca de 33% do Produto Interno Bruto (PIB) passa pelos terminais da cidade. Além disso, os esforços na redução dos impactos da operação portuária, mão de obra qualificada e a conscientização da população sobre a importância do Porto para o desenvolvimento da região, são pontos chave para a projeção mundial da cidade de Santos e o seu porto, que hoje ocupa o 39º lugar entre os maiores portos do mundo e o maior do Hemisfério Sul.

 

Texto baseado nas matérias abaixo da TV Tribuna. Para mais informações acesse os links abaixo:
https://www.atribuna.com.br/noticias/portoemar/autoridades-buscam-potencializar-rela%C3%A7%C3%A3o-porto-cidade-1.85573
https://www.atribuna.com.br/noticias/portoemar/novo-plano-de-desenvolvimento-e-zoneamento-do-porto-%C3%A9-apresentado-ao-cap-1.84690